Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica imunomediada, com repercussões sistêmicas, acometendo principalmente a pele e as articulações. A pele é o principal alvo, com lesões no corpo, mãos, pés, couro cabeludo e unhas. Não é uma doença contagiosa e atinge em torno de 2% da população.

Na maioria dos casos se apresentam de forma bastante discretas nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Em outros casos, pode ser muito grave e atingir grandes regiões do corpo. A doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas ou placas vermelhas no corpo com descamação intensa e aspecto espesso da pele. A doença psoríase leva a um alto impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Muitas vezes, as lesões cutâneas geram constrangimento, causando alto índice de exclusão social e mudanças comportamentais.

O tratamento vai depender da idade do paciente, do estilo de vida do paciente e da gravidade do quadro clínico da psoríase. Tratamentos tópicos com e sem esteroides geralmente são a primeira linha de defesa no tratamento da psoríase. Os produtos tópicos tem objetivo de normalizar a reprodução celular excessiva e reduzir a inflamação da psoríase. Há vários tratamentos tópicos eficazes para a psoríase disponíveis somente por prescrição médica.

A Fototerapia NB – UVB – Barbosa Souto, envolve a exposição da pele à luz ultravioleta sob supervisão médica. Os tratamentos são realizados em um consultório médico ou em casa com uma unidade de fototerapia.

Medicações sistêmicas são medicamentos que funcionam em todo o corpo. Eles são usados para os indivíduos com psoríase moderada a grave cujos sintomas não respondem a tratamentos tópicos. São usados por via oral, injeção ou infusão, e são divididos em duas categorias: tradicionais e biológicos.

Os imunobiológicos são a opção de tratamento mais recente disponível para abordar a psoríase grave. Diferente dos medicamentos sistêmicos tradicionais que afetam todo o sistema imune, os biológicos possuem alvos específicos do sistema imune.

As lesões na pele podem ser de diversas formas: placas, gutatas, região genital, unha, couro cabeludo e palmas/plantas. Durante a evolução da doença psoríase as dores articulares são sintomas que precisam ser avaliados, rapidamente, pois podem sugerir uma alteração óssea de carácter irreversível. Além da pele e articulação o paciente deve ter atenção com os olhos (uveíte) e intestino (doença intestinal inflamatroria).

O dermatologista é capaz de fazer o diagnóstico de psoríase examinando a pele, as unhas e o couro cabeludo do paciente. Se existe dúvida no diagnóstico, pode ser feita uma biópsia de pele. O início de tratamento irá prevenir outras doenças associadas como, por exemplo, a artrite psoriásica.